Aluguer de Autocarros para Visitas de Estudo / Desporto Escolar e Colónias de Férias

Precisa de alugar um autocarro para a visitas de estudo, desporto escolar ou colónias de férias? Nós alugamos o autocarro ideal para as suas crianças/jovens, mas antes disso vamos partilhar consigo algumas dicas sobre como deve realizar o transporte em autocarro com segurança e de acordo com a legislação em vigor…

É inegável a importância das atividades extra curriculares no desenvolvimento cognitivo e social das crianças e jovens.

A nossa empresa de transporte de passageiros coopera regularmente com Agrupamentos de escolas, Escolas privadas, Associações de país, Creches, Jardins de Infância e campos de férias na realização de inúmeras atividades com jovens e crianças, tais como:

⦁ Visitas de Estudo

⦁ Desporto escolar

⦁ Programas de Erasmus+

⦁ Intercâmbios escolares

⦁ Colónias de Férias

⦁ Participação em Concursos

⦁ Viagens de Finalistas

Os autocarros e Minibus utilizados para a realização de transporte de crianças requerem uma licença especial emitida pelo IMT, regulamentada pela Lei n.º 13/2006, de 17 de abril.

A pergunta mais debatida nos últimos anos, relativamente ao transporte de crianças em Autocarro, tem sido: A legislação obriga os autocarros a terem cadeirinhas para as crianças?

 

Os autocarros são obrigados a ter cadeirinhas e assentos elevatórios?

Antes de falarmos das cadeirinhas para transporte de crianças é importante falarmos sobre os cintos de segurança.

A lei não especifica se os autocarros para transporte de crianças têm de possuir cintos de dois pontos (cintos como os que há nos aviões) ou três pontos de fixação (semelhantes aos que existem nas nossas viaturas ligeiras).

Agora vamos perceber como se dividem os grupos de cadeirinhas para crianças

 

segurança cadeiras autocarros

* Classificação do Regulamento 44 ECE/UN (SRC’s homologados)

Fonte: Fundación MAPFRE

Segundo a DECO, os cintos de dois pontos “só permitem a instalação segura do banco elevatório, adequado a cadeiras do grupo 3. Ou seja, nestes autocarros, cadeiras dos grupos 1 e 2 ficam mal protegidas”

De acordo com o esclarecimento da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), responsável pela emissão das coimas neste caso, as cadeirinhas do tipo “banco elevatório”, são normalmente “testados para serem utilizados com cintos de segurança com três pontos de fixação”. Ainda assim, podem ser usados em lugares com cinto com dois pontos se ele for colocado “sobre as coxas em crianças de estatura mais baixa” e, “sempre que possível”, de modo a que as costas do banco à sua frente protejam a criança de uma “projeção” caso haja uma colisão frontal.

Ainda de acordo com informação da ANSR, no caso das cadeirinhas dos grupos 0, 1 e 2, que requererem cintos de três pontos para serem fixados aos bancos do veículo, apenas os autocarros e Minibuses que tenham estes cintos poderão realizar o transporte.

De acordo com a DECO e ANSR, concluímos que se transportarmos crianças dos 6 aos 12 anos com 22 a 36 quilos devemos utilizar cadeirinhas do tipo “banco elevatório”, que podem ser utilizadas em autocarros com cintos de dois ou três pontos.

No caso de transportarmos crianças em cadeirinhas dos grupos 0, 1 e 2 deveremos sempre requerer autocarros ou Minibus com cintos de três pontos.

Quem é responsável por garantir o uso correto das cadeirinhas?

Contactada pelo jornal “Observador”, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) esclarece que cabe ao “promotor do transporte”, ou seja, a quem aluga o veículo para transportar as crianças, assegurar “a presença dos referidos sistemas”, uma vez que é também o promotor do transporte quem tem de garantir a “presença do vigilante” e “o cumprimento das condições de segurança”, tal como refere o artigo n.º 8 da Lei n.º 13/2006. “De resto é a entidade promotora do transporte que tem plena conhecimento de quem vai ser transportado.”

Fonte: Notícia do jornal “Observador”

Na SimplyBus acreditamos que a segurança das crianças está em primeiro lugar, independentemente de quem é a responsabilidade por garantir as cadeirinhas, pelo que trabalhamos em conjunto com todos os professores e vigilantes providenciando cadeirinhas e bancos elevatórios para o transporte das crianças.

Caso necessite destes equipamentos basta que nos requisite os mesmos aquando da consulta ou pedido de orçamento.

Sobre mim…

O meu nome é Edgar e se precisar de um estimativa de preço para o transporte de crianças em Autocarro ou Minibus, sem qualquer compromisso, basta enviar-me um email info@simplybus.pt com as seguintes informações:

  • Data e horário
  • Número de pessoas a viajar
  • Local de partida
  • Local de chegada
  • Informação detalhada sobre o itinerário

O meu nome é Edgar e faço parte da 3ª geração de uma empresa Familiar que se dedica ao transporte de passageiros desde 1983. Estou 100% disponível para o ajudar na organização de qualquer transporte em Autocarro ou Minibus. Se tiver alguma dúvida ou necessite de alguma informação adicional sobre os Autocarros esteja à vontade para me contactar via telefone, Whatsapp ou e-mail. Se não atender logo, não se preocupe que devolvo a chamada assim que esteja livre.

Contacte-me diretamente através:

+351 932 148 214

edgar@simplybus.pt

  • Preço Low Cost
  • Profissionalismo
  • Motoristas Experientes
  • Referência Nacional
  • Frota Moderna
  • Veículos Seguros
  • Discrição
  • Empresa Especializada
TOP